O Deserto na Vida do Líder

sexta-feira, março 06, 2009 by Nério Júnior
1 Reis 19
1 E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
3 O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

Introdução

Elias foi um homem usado por Deus de forma sobrenatural. Os milagres realizados através da vida dele foram surpreendentes aos olhos humanos, a intimidade que ele tinha com Deus era visível pois Elias conhecia a vontade do Alto e com autoridade determinava o que iria acontecer.
Muitos profetas da nossa geração são usados poderosamente por Deus, porém, em alguns momentos de sua vida se encontram cansados e desanimados assim como Elias se encontrou um dia.

A Guerra Espiritual

O profeta Elias acabara de determinar a descida de fogo do céu para provar aos profetas de Baal que o Deus de Israel vive e é o único deus. Além disso determinou a morte de todos os profetas de Baal. Nós como profetas de Deus constantemente estamos a desafiar os profetas do mal, ao orarmos para os enfermos, ao determinarmos bênçãos na vida das pessoas, ao falarmos de Jesus para as pessoas estamos desafiando os profetas do deus deste século. Paulo por expulsar um espírito de adivinhação foi levado a prisão, Estevão por anunciar o evangelho foi apedrejado, muitos outros cristãos foram perseguidos por fazerem a obra de Deus e nós não estamos excluídos dessa perseguições mas Cristo nos deixou seu exemplo de vitória em João 16:33: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Sentimentos que nos perseguem

É muito comum vermos pessoas que um dia foram líderes, foram usados por Deus e hoje estão até mesmo afastados dos caminhos do Senhor. Muitas dessas pessoas se deixaram levar pelos sentimentos que fogem aos frutos do espírito.

Gálatas 5.22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Amor x Ódio – Ao começarmos a incomodar o inferno o diabo começa a usar as pessoas que amamos e que estão fracas espiritualmente para causar sentimentos contrários ao amor, essas pessoas começam a nos magoar a nos atacar e se nos deixarmos levar o sentimento de amor vai sendo encoberto pela raiva, rancor, ódio.

Gozo x Tristeza - Deus se alegra com a alegria do seu povo. O inimigo de nossa alma nos quer ver tristes porque a tristeza é porta aberta para vários sentimentos contrários aos frutos do Espírito.

Paz x Guerra – A paz de Deus excede todo o entendimento, é ela que faz com que em meio às tempestades ficamos calmos com os olhos no alvo que é a vida eterna. O diabo coloca as circunstâncias a nossa frente para que em lugar de paz nós olhamos para o tamanho do problema e a paz seja retirada de nós.

Coragem x Desânimo – No momento em que começamos a olhar para o tamanho das dificuldades o desânimo bate a porta.

Bondade x maldade – O coração ferido produz sentimentos ruins e a bondade se torna em maldade. O líder ferido se torna uma pessoa de coração duro.

Fé x dúvida – Sem fé é impossível agradar a Deus. Muitos até questionam a existência de Deus. Se Deus existe, porque estou sofrendo tanto?

A Provisão de Deus em meio a Batalha Espiritual

Solidão

1 Reis19. 3 O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.

Elias preferiu ficar só e afastado, mas o anjo de Deus estava com ele, Deus não nos deixa só.

Salmo 91. 11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Circunstâncias

4 - Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro;

Muitas vezes nós mesmos caminhamos em direção ao deserto e as circunstâncias do deserto nos fazem querer desistir.

Desistência

4 - e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

Elias já tinha passado por outro deserto e experimentou a provisão de Deus mas agora ele estava desejando a morte ao invés da provisão divina.

Fraqueza

5 - E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

Enquanto dormia, o anjo lhe preparou o alimento e o acordou para que ele se alimentasse. Muitos tem perdido noites de sono preocupados com os problemas , as situações mas temos que aprender que o nosso Deus está preparando o nossos caminhos.

Mateus 6.34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

8. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

Ao nos sentirmos fracos Deus renova as nossas forças para continuarmos a buscá-lo. Elias caminhou um dia no deserto e se cansou, agora ele caminha 40 dias subindo o monte com a força dada por Deus.

Insegurança

9 -E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?

Deus providencia lugares seguros aos seus servos. Muitas pelejas tem se levantado nesse mundo, violência e até mesmo guerras, crises, mas o nosso Deus nos coloca em um lugar seguro.

Salmo 91. 4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás;

Incredulidade

Deus se preocupa com seus servos. Deus pergunta para Elias o que ele estava fazendo naquele lugar. Muitas vezes nos esquecemos que Deus está interessado em nós e não falamos com Ele, deixamos de orar e conseqüentemente perdemos a comunhão com o Pai.

Medo

11 E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR.

Deus não quer que fiquemos escondidos dos problemas e dificuldades. Temos que cumprir nossa missão independente das perseguições e dos desertos pelos quais passamos.
Deus determinou que Elias saísse da caverna, Deus não quer que falamos com Ele como coitadinhos, Ele nos levantou para ser mais que vencedores e não nos convém tais atitudes.


A Restituição

11 E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; 12 E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
Grandes milagres foram feitos através da Elias, mas Deus mostrou a Ele que não está somente em grandes sinais, Deus também se manifesta de forma mansa e delicada.
15 E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco;

Quando Elias se prontificou a ouvir a voz de Deus e falar com Ele Deus manda ele voltar ao seu caminho, a cumprir a sua missão.
Deus não quer quie tiremos férias espirituais para descansarmos dos problemas e sim que continuamos a obra que Ele nos deu. Só assim conquistaremos nossa vitória.



Conclusão
Passar por dificuldades não é privilégio de alguns, todos nós estamos sujeito a isso ainda mais quando nos dispomos a fazer a obra de Deus. Porém o que determina a nossa vitória são nossas atitudes em relação às situações. Viver em total dependência a Deus é o fator determinante para o nosso sucesso. O inimigo de nossas almas quer nos ver derrotados mas Deus já determinou nossa vitória.











3 comentários :

  1. oi Nério muito bom esse assunto, gostei muito de ler, me fez refletir sobre minha vida.
    Seu blog ta d+++
    continue assim
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Meu amor, Deus vai te usar para libertar muitas vidas! Esta palavra ficou maravilhosa! Vc é especial para mim, vc é FANTASTICO! Te Amo!
    Beijos e Abraços.

    ResponderExcluir
  3. isso aí Exelente palavra, continue assim, em breve você se tornará um Pastor em nome do Senhor Jesus!
    Amém! continua assim na graça.
    Abraços.

    ResponderExcluir