Canais de Comunicação

quarta-feira, novembro 10, 2010 by Nério Júnior
O grande segredo da comunicação é saber respeitar a opinião do outro. Não é uma tarefa fácil se comunicar com algumas pessoas. Podemos abordar a comunicação por diversos pontos de vista , mas vamos nos prender nos canais de comunicação que temos e que podem modificar e melhorar nossos relacionamentos.
 Cada pessoa reage e percebe os fatos de acordo com aquele canal mais desenvolvido, por isso, é importante desenvolvermos nossa sensibilidade para percebermos o canal do nosso interlocutor e assim melhorarmos a comunicação.
Os canais são: auditivo, visual e sinestésico. Vamos falar sobre cada um.

Auditivo 

São pessoas que valorizam a inteligência, o diálogo aprofundado e o bom senso. Por terem o canal auditivo desenvolvido não suportam barulho, vozes estridentes, ofensas. São os que possuem excelente memória para som e coisas que ouviram  há muito tempo atrás. O auditivo sente necessidade de ouvir. Quem ama esse tipo de pessoa sabe que é importante dizer que o ama várias vezes. Com ele funciona muito mais as palavras ditas do que os gestos e coisas visuais, como flores, por exemplo.
No trabalho é a mesma coisa, um líder sensível aos canais de comunicação de seus subordinados conseguirá motivá-los  com resultados satisfatórios. O subordinado auditivo aprecia muito mais um elogio verbal que um diploma de reconhecimento.

Visual

As pessoas que possuem o canal visual desenvolvido apreciam o que vêem, portanto, suas percepções estão na beleza, na estética, nos detalhes visuais. Sua escolhas são baseadas no belo, daí vem sua inquietação por uma casa desarrumada, por uma mesa de trabalho em desordem, alguém mal vesido para lhe acompanhar.
O visual não se importa com o que ouve, mas se irritará ou se ofenderá com as coisas que vê. Quem ama um visual precisa encantá-lo com a beleza das coisas, com flores, com a aparência, pois estes são os sinais que este entende como afeto.
Nas relações profissionais o diploma, o bilhete, a medalha trará mais resultados que os "parabéns" verbais.

Sinestésico

Os sinestésicos são aquelas pessoas que centram suas experiências nas demonstrações físicas. Gostam de beijos, abraços, carinhos, aconchegos. Apreciam também o conforto e músicas lentas.
O sinestésico, talvez seja o mais prejudicado dos três, porque todas as suas experiências são fisicas, até porque se sente agredido quando não correspondido assim.

Além de reconhecer esses sinais precisamos compreendê-los e afiná-los com o nosso prórpio sistema, porque normalmente interpretamos as reações do outro segundo o nosso canal desenvolvido.
Devemos entender que as pessoas são diferentes, atuam diferentes e pensam diferentes; portanto, que saibamos nos abster de julgamentos e aprendamos a apenas compreender.


Clique AQUI para fazer o teste e detectar seu perfil.

5 comentários :

  1. Sou vendedor e o segredo de uma boa venda esta na comunicação,
    a abordagem é o passo inicial pra seguirmos...
    e encontramos mesmo esses tipos de pessoas...
    temos q saber lhe dar cm tdas elas..
    parabens pelo texo..a visual eh a mais dificl..

    ResponderExcluir
  2. O sinestésico de fato é prejudicado. Você tem toda razão.Parabéns pelas ideias.

    ResponderExcluir
  3. Sou estudante de comunicação e adorei o seu post, devo dizer q sou um pouco dos três, se é q isso é possivel hehehe...

    ResponderExcluir
  4. adorei o teu blog, parabéns pela organização e bom gosto!

    ResponderExcluir