Percepções das Eleições 2010

segunda-feira, novembro 01, 2010 by Nério Júnior
Tirar lições do que acontece ao meu redor é minha especialidade. Apesar de não acompanhar muito as eleições neste ano pude perceber e tirar muitas lições.

Respeito ao próximo

Foi o que mais me intrigou. Tanto poder para quê? Os candidatos são bem entrosados na política, conseguir um cargo público seria fácil a todos. Preferiram montar uma guerra para atacar ao outro não respeitando os limites do bom senso, do respeito, da ordem, da moral a troco de mais poder. Como publicitário creio que esse foi o maior motivo da derrota de Serra. Bom candidato, com um currículo excelente, bem conhecido destruiu sua imagem ao transformar seu espaço na mídia em um caldeirão de acusações. Sua propaganda pareceu desesperadora, o nível foi muito baixo. Somado a falta de carisma característica,  fez com que Dilma que possui mais carisma que ele, argumentos e padrinho forte passasse mais confiança ao eleitor.

Personalidade

Por mais que Serra se esforce, sua personalidade não o ajuda como candidato. Ele é sério, reservado, é fácil perceber sua timidez e sua dificuldade em expressar o que sente. Me lemro de uma cena em que uma mulher lê uma passagem na Bíblia e ele, na mesma hora sente que aquilo faz parte da vida dele, mas ao esboçar seu sentimento, se limita a dizer: "Eu sigo isso". Enquanto isso Dilma falou como se tivesse colocando sua alma para fora. Soube demostrar sentimentos, confiança e carisma com os eleitores.


Uso da Mídia

Ao tentar imitar o sucesso que Obama teve na internet nossos colegas brasileiros deixaram a desejar. A começar pelo perfil do público-alvo. Pareciam sem planejamento algum, lançando mensagens em todos veículos sem selecionar o público. Ao mesmo tempo não souberam aproveitar o poder da mídia viral com excessão da campanha de Marina que estimulou o público a fazer parte da campanha através dos meios mais populares na internet. Destaque para o aplicativo no Orkut e o avatar no Twitter. Marina também foi a mais sincera no Twitter, enquanto a maioria dos twetts de outros candidatos pareciam postados por acessores, isso a levou a mais proximidade do eleitor. Não sei se devido ao tempo, mas eles só falaram, falaram e não deixaram ninguem falar, não ouviram o lado de cá de quem recebeu a mensagem.

Como havia dito, mais uma vez quebrei a promessa que fiz a mim mesmo de não falar sobre eleições no blog este ano mas não pude deixar de compartilhar.

Termino essa postagem com uma frase que @andrevaladao postou em seu Twitter que peço principalmente aos meus irmãos cristãos que reflitam:

Quer um país abençoado? Comece a deixar o Reino de Deus ser soberano em sua casa, sempre vote em Cristo para dirigir a sua vida.

5 comentários :

  1. Política é uma assunto difícil de se discutir, afinal cada um tem uma precepção diferente!!!! Mas no caso das eleições 2010, acho que os três candidatos mais cotados para a presidência estavam bem preparados e à altura do cargo!!!! Parabéns pelo blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Passei a ter um certo "afeto" pela Dilma por causa das humilhações que ela sofreu na campanha, achei horrível isso...Mas, isso não quer dizer que eu GOSTE dela e também não sou a favor do Serra...seja o que Deus quiser agora !

    ResponderExcluir
  3. Realmente a personalidade do Serra não ajudou ele não, a Dilma mereceu, por todas as mentiras que inventaram dela, muito bom seu post,

    http://tonoid.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A Dilma tem o que? Carisma? Que isso. Concordo que o Serra é das pessoas mais sem expressão do mundo, mas a Dilma é horrível igual, com o agravante de que sequer falar sabe. Só ver qualquer debate. Não responde as perguntas e ainda contraria os fatos.
    Que Deus ajude nossos governantes.

    ResponderExcluir
  5. @Losterh Não disse que ela tem carisma e sim que "soube demonstrar" mas acredito sim que ela tenha carisma mais que Serra. Obrigado pelo comentário !

    ResponderExcluir