Alguns Dados Sobre as Redes Sociais

sexta-feira, março 25, 2011 by Nério Júnior
Segundo a wikipédia rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.redes-sociais-virtuais
37% acessam as redes sociais mais de uma vez por dia, e cerca de 25% acessam as redes pelo menos uma vez por dia. Na categoria uma ou duas vezes por semana, 29% dos brasileiros se encaixaram nesse perfil, o que é um número bem expressivo de pessoas. Para 9% o acesso é feito somente uma ou duas vezes no mês. Um terço desses internautas passam mais de uma hora por dia conectado.
    * 25% das pessoas usam as redes sociais para tomar decisões de compra;
    * 75% aprovam ações nesses canais;
    * 82% dos entrevistados afirmou que o Orkut foi a porta de entrada no digimundo;
    * 29% não imagina a vida sem redes sociais;
    * 37% são jovens e 22% são adultos;
    * Dos que ainda não acessam, 34% tem interesse em começar, sendo destes 42% da classe C;
    * 73% acessam as redes sociais em casa;
    * 41% acessam em em lan houses (veja a importância desse mercado na inclusão digital);
    * 5% acessam em aparelhos móveis (e as operadoras não estão nem ai para melhorar isso);
    * 20% já optou por trocar de celular para acessar as redes sociais (não falei?);
    * 13% dos entrevistados possuem mais de 700 amigos; 4% disseram não se sentir só nas redes;
    * A média é de 273 amigos;
    * 96% dos entrevistados ouvem, assistem e leem;
    * 83% compartilham informações;
    * 33% produzem conteúdo;
    * 10% editam, moderam discussões e influenciam os demais (formadores de opinião 2.0).
Segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, dos mais de 41 milhões de usuários de internet no Brasil, 100% estão conectados às redes sociais. Desse número, 79% estão no Orkut e 11% no Facebook.  Isso ainda demonstra que mesmo com a imensa popularidade do Facebook, com 500 milhões de membros cadastrados no mundo todo, a rede social do Google ainda domina o Brasil, e prova que o Orkut ainda deve ser levado com muita seriedade pelas empresas, já que é lá que os brasileiros estão.
Além disso, a classe C está está dominando as redes sociais e o mercado. Durante a 4ª Conferencia Brasileira de Comunicação e Tecnologias Digitais, foram apresentados dados bem fortes de que a classe C será o grande público-alvo em um futuro próximo, já que no Brasil 45% das redes sociais são frequentadas por pessoas das classes A e B, 45% pela classe C e 10% pelas classes D e E.
As redes sociais mais acessadas
O Orkut, para a confirmação de muitos, foi a rede social mais acessada no Brasil em setembro, onde 91% dos entrevistados acessou a rede do Google, seguido pelo Facebook, com 14%, e Twitter, 13%. O Myspace ficou em quarto lugar com apenas 2%, e o Sonico com a mísera porcentagem de 1%. A diferença ainda é crucial para com o líder Orkut.
Perfis que os brasileiros seguem no Twitter
Para 74% dos internautas brasileiros no Twitter, a preferência na hora de seguir alguém é se a conta é de alguém da família ou se é algum amigo. Cerca de 60% demonstraram interesse em seguir celebridades e artistas, e 35% seguem jornalistas ou sites noticiosos. Apenas 26% opta por seguir empresas e profissionais relacionados ao trabalho, e míseros 18% seguem empresas e produtos que consomem.