Marketing Multinível para Cristãos

quinta-feira, maio 23, 2013 by Nério Júnior
Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema. Nos dias de hoje os mais comuns são Telexfree, Blackdever, BBom, entre outros.
Muitas pessoas ganham dinheiro com esse tipo de negócio e muitas delas são cristãs, mas a pergunta que muitos fazem é se um cristão pode se envolver nesse tipo de comércio.
Para responder essa pergunta precisamos analisar a fundo vários aspectos que envolvem tudo isso.

Marketing Multinível é um sistema de Pirâmide ?

Algumas empresas têm mascarado o esquema em pirâmide sob o sistema de marketing multinível.
Um esquema em pirâmide é um modelo comercial não-sustentável que envolve basicamente a permuta de dinheiro pelo recrutamento de outras pessoas para o esquema sem que qualquer produto ou serviço seja entregue. Você conhece alguém que usa o produto vendido pela Telexfree?

Quer saber mais sobre esse esquema assista o vídeo no final da postagem.

Esquema de Pirâmide é crime?

No Brasil, a lei n. 1.521, de 26 de dezembro de 1951, que trata dos crimes contra a economia popular, dispõe em seu art. 2º, inciso IX, que constitui crime contra a economia popular, punível com 6 meses a 2 anos de detenção, "obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos ("bola de neve", "cadeias", "pichardismo" e quaisquer outros equivalentes)".

Agora que você identificou que o chamado Marketing Multinível que você conhece é na verdade o velho sistema de pirâmide que lesa as pessoas e além disso é considerado crime vou te falar dos aspectos espirituais:

"Ai daquele que constrói o seu palácio por meios corruptos, seus aposentos, pela injustiça, fazendo os seus compatriotas trabalharem por nada, sem pagar-lhes o devido salário.
Jeremias 22:13
O verso bíblico é bem claro, no sistema de pirâmide mesmo que você ganhe dinheiro, é sabido que no final das contas alguém vai sair no prejuízo e esse alguém é seu próximo.

Ainda falando sobre o lado espiritual da coisa vamos falar de princípios espirituais. O princípio espiritual para ganhar dinheiro é o trabalho, como dito em Gênesis 3:19: "Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra"

Me espanto quando vejo cristãos tão experientes e conhecedores da Palavra que estão envolvidos nesse tipo de esquema criminoso e anti bíblico.

Quer saber mais? Seguem alguns links:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/03/entenda-o-caso-telexfree.html

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/telexfree-o-golpe-do-seculo







0 Comentários :

Postar um comentário